segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Expofeira de Pelotas, 110 anos

A Associação Rural acaba de realizar a 83ª edição de seu evento mais importante, a Expofeira de Pelotas. Este ano, as atividades se estenderam de 5 a 12 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Ildefonso Simões Lopes.

As exposições agrícolas vêm sendo realizadas há 110 anos, com várias mudanças de nome da instituição. Ao ser fundada, em 12 de outubro de 1898, ela se denominou Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul. Seu primeiro presidente foi José Cipryano Nunes Vieira. Já no ano seguinte - 1899 - foi organizada a I Exposição Agrícola do Estado e dez anos depois, em 1908, o I Congresso Rural do Rio Grande do Sul.

Em 1922, a entidade passou a denominar-se Sociedade Agrícola de Pelotas, ocupando uma área de 43 hectares, no bairro Três Vendas. Seu parque de exposições - onde se realizam regularmente feiras comerciais e industriais - foi reformado e oficialmente inaugurado duas décadas depois, em 3 de outubro de 1945. O nome do parque homenageia o ilustre pelotense que fora Ministro da Agricultura no governo Epitácio Pessoa.

Em 1967, a Sociedade Agrícola passou a se chamar Associação Rural de Pelotas, e seguiu realizando as exposições de animais, quando são feitos concursos, leilões, vendas, conferências, seminários e espetáculos musicais. Nos anos 50, o evento brilhava pelo numeroso público e pelos artistas de fora da cidade que vinham apresentar-se (inclusive de Buenos Aires). A Expofeira projeta Pelotas nacionalmente, por sua contribuição ao setor agropecuário e dos hoje chamados agronegócios.
Fotos: site DP

Nenhum comentário: