terça-feira, 6 de outubro de 2009

Banda do Pelotense ganha instrumentos musicais

O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense doou ontem (5) ao Colégio Municipal Pelotense 22 instrumentos e 10 uniformes de sua antiga banda musical, a través do ex-aluno Antônio Carlos Porto Silveira (veja a notícia).

Tanto a velha Escola Técnica Federal de Pelotas como o Colégio Pelotense tiveram suas bandas - que orgulhavam a cidade - e as viram desativar-se. Em 2003, a do Pelotense voltou a sair às ruas, e com esta generosa doação, uma de várias desde então, ela se aproxima à meta de 100 integrantes. Até agora o desempenho era basicamente com percussão e instrumentos de sopro.

De acordo a lei federal, o antigo CEFET-RS originou em dezembro de 2008 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, com reitoria em Pelotas e sedes em outras 6 cidades gaúchas. A sigla IFSul ganhou a pronúncia popular ife-sul (mais simples que iéfe-sul), mas a grafia oficial ainda infringe a norma do idioma: em nomes próprios, mesmo com palavras compostas, devem-se usar todas as iniciais maiúsculas (leia).
Foto de Paulo Rossi (DP)

Nenhum comentário: