quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Núcleo de Arqueologia Pelotense

Até 2001 existiu o Núcleo de Arqueologia Pelotense (NAP), ativado em 1994 pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, com os professores da UFPel Érico Brasil Ferreira Costa, Moacir Barbosa de Leon e Fábio Vergara Cerqueira, mais nove alunos do curso de História do Instituto de Ciências Humanas.

A dúzia de estudiosos realizou atividades como: trabalho de campo nas Missões Jesuíticas, leitura de textos especializados e visitas a exposições e museus. Foi formado um laboratório arqueológico na antiga Casa de Cultura João Simões Lopes Neto. O maior sucesso nesses sete anos foi ter constituído um sítio escola, espaço físico que permitiu coletar e analisar em campo materiais cerâmicos e pedras. Os valiosos elementos permitiram estudar a ocupação pré-histórica de nossa região (Pelotas e arredores).

As informações acima foram divulgadas por Antônio Vergara, aluno de História, num artigo publicado no Diário da Manhã (15-08-09, p. 12). Este ano, o acadêmico participou num trabalho educativo com alunos do Ensino Fundamental, para mostrar como era a vida dos indígenas nesta zona há centenas de anos, especificamente os guaranis. Algumas das atividades foram: degustação de mandioca, confecção de brinquedos indígenas, estudo da escolha de nomes das crianças, arte em cerâmica e argila (veja a notícia).

Em 2007, uma escavação próxima à praça Osório exigiu uma "intervenção arqueológica de emergência", quando foram achados materiais do século XIX (veja a notícia).

Existe desde 2002 um projeto de salvamento arqueológico em Pelotas, que busca compor uma história mais completa que aquela tradicional, que vende a ideia de uma cidade luxuosa e cosmopolita (veja o artigo de 22 pág).

O trabalho do extinto NAP teve continuidade com a entrega de seus materiais, por parte do IHGPel, ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAArq), hoje dirigido por Fábio Cerqueira.


Foto 1: equipe de arqueólogos da UFRGS estuda sítios que remontam ao período pré-colonial brasileiro (Pinhal da Serra, RS, 2007).
Foto 2: escavação na Freguesia de Ruvina (Sabugal, Portugal, 2008).

Um comentário:

dionidias disse...

oi nao sei se interessa a vcs tenho uma pedra redonda parece uma roda nao tem furo no meio mas parece um prato me disseram q é do tempo dos indios muito antiga onde achamos essa o dono das terras achou mais algumas coisas e se interessa em ajudar vcs se quiser entrem em contato comigo dionidias@bol.com.br