sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sites pelotenses em tempo real

Faltando uns seis dias para completar 1 milhão de páginas acessadas, o blogue Amigos de Pelotas mostra vários progressos em quantidade e qualidade. Renova sua apresentação gráfica e está preparando um livro, para novembro próximo, com textos organizados por temas, escritos por colaboradores. Foi em abril de 2008 que Rubens Amador Filho começou a postar uma ou duas notas por dia, até chegar à média atual de uns 10 posts diários. São quase 4800 notas, nestes 16 meses sem interrupção, e os amigos de Pelotas em todo o planeta seguem dando o apoio de uns 2500 acessos por dia. A identificação de visitas se encontra bem visível, na barra central.

Paralelamente, o Diário Popular tem reagido de diversas formas a este veículo tão ágil e flexível. As armas tradicionais são os articulistas, os leitores e os anunciantes, mas o ambiente virtual é muito novo para quem começou no século XIX (sem título de jornalista). No meio real, houve uma breve concorrência em 1976 (a Gazeta Pelotense, por três meses) e desde 1979 o Diário da Manhã tem feito o centenário expandir-se em cobertura noticiosa e número de assinantes.

Em 2008, com a aparição do Amigos, a luta se deslocou totalmente para a internet, aonde o DP já transferia, desde 2001, parte de suas matérias impressas. A competição tirou o decano do sério, levando-o a deixar de negar a existência do concorrente, como já fazia com o Diário da Manhã. O Amigos começou criticando o estilo do Diário, e o jornal aludindo às desvantagens do meio virtual. As águas se separaram a tal ponto que os colaboradores começaram a se dividir como jogadores de times opostos: ou escreve no Diário ou escreve no blog do Amador.

O sinal mais recente foi quando o Diário colocou em sua edição impressa (Zoom, 27 de julho) um artigo copiado da internet (publicado no portal Netsite, 3 dias antes): Sai a primeira antologia brasileira de textos de blogues.

A matéria - sobre o livro "BLABLAblogue" (dir.), feito com fragmentos de 21 escritores blogueiros - conecta a literatura com o meio virtual, como dizendo "até os blogueiros se apoiam nos livros". Mas também pode ler-se como um aceno ao livro do blogue pelotense: a sua já não seria a primeira, mas a segunda antologia de textos de blogues.

Hoje (7) o novo site do Diário completa um mês e em ambas edições (virtual e impressa) aparece uma nota autopromocional (leia aqui), informando um alto número de páginas visitadas - equivalente ao dobro do Amigos de Pelotas, cuja principal bandeira é hoje o milhão de visitas. Mas o número preciso é um segredo do jornal, que não é possível ler no site. Quem irá ganhar em número de leitores?
Imagens da web

Nenhum comentário: