sábado, 15 de agosto de 2009

Pelotas vai à 7ª Bienal do Mercosul (por tabela)

Você gostaria de participar de uma experiência artística? - é a pergunta formulada por Ricardo Basbaum (esq.), como início de um diálogo possível com quem estiver disposto a gerar uma ação artística e a compartilhar seus efeitos.

Basbaum formou-se em Biologia e se especializou no campo artístico. Paulista radicado no Rio, ele pode ser considerado um crítico, curador e teórico de arte moderna, além de criar instalações, performances, objetos e intervenções.

Em 1990, ele concebeu um objeto metálico esmaltado, de 125 x 80 x 18cm (abaixo à dir.), propondo que o interessado se ocupasse dele por cerca de um mês e depois contasse a experiência. Sem clareza alguma sobre a serventia ou o significado do objeto, as pessoas o usavam como pote de plantas, banheira de crianças, bote, biombo, porta ou qualquer coisa (foto 4).

No site NBP, 118 experiências já foram relatadas com 26 objetos ao redor do mundo. Leia aqui um histórico do projeto NBP.

A ideia de Basbaum não tem um norte claro e ele prefere não fazer interpretações, mesmo ouvindo tudo o que as pessoas têm a dizer. Sua proposta, no entanto, tem alguns conceitos de fundo (imaterialidade do corpo, materialidade do pensamento e logos instantâneo).

A ambiguidade é posta em jogo e cada interação com o objeto é um ato projetivo, que revela aspectos internos do interlocutor. Têm aparecido reações bem-humoradas, pragmáticas e até violentas. Basbaum já observou uma saturação em relação ao objeto, mas o projeto total somente parece evoluir a través de fases.

Em 2008, um desses objetos veio a Pelotas, ficando sucessivamente em mãos de Helena Badia e de Cíntia Farina.

Em junho passado, Basbaum esteve explicando sua proposta no Instituto de Artes e Design (esq.) a uns 80 interessados. Anunciou que retornaria em agosto, para coordenar uma experiência comunitária com 3 objetos NBP, que faria parte de um projeto dentro da 7ª edição da Bienal de Artes Visuais do Mercosul, a realizar-se em Porto Alegre entre outubro e novembro de 2009.

De fato, ele voltou e se encontra em Pelotas até 21 de agosto. Os exemplares do famoso objeto ficaram com três artistas pelotenses: Raquel Ferreira, Lenir de Miranda e Marina Guedes.

O coletivo Moviola Filmes está preparando um documentário sobre esta experiência. O artista programou encontros abertos no Espaço Cultural Casa do Jôquim (General Teles 755), nos dias 11, 13, 17, 18 e 20 de agosto, sempre às 15h.

Catorze artistas de vários países - entre eles Roberto Basbaum - preparam, em diversas cidades gaúchas, o Programa Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul, com projetos artísticos que serão mostrados em exposições por toda a cidade de Porto Alegre, concentradas no MARGS, Santander Cultural e Cais do Porto.

A Bienal do Mercosul é um megaprojeto artístico internacional, organizado em três áreas de trabalho (pedagógica, editorial e radiovisual), com uma equipe de dez curadores e uma centena de criadores de Arte Moderna, vindos de toda a América, da Europa e da China. As atividades se estenderão até 29 de novembro, coincidindo em parte com a Feira do Livro.
Fotos de F. A. Vidal (3) e da web

Nenhum comentário: