segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dom Jacinto toma posse em setembro

Dom Jacinto Bergmann, o quinto bispo da Diocese de Pelotas, assumirá seu cargo no último domingo de setembro, dia 27, em missa que presidirá na Catedral São Francisco de Paula, às 15h30min. A notícia está na primeira página do mais recente número do Jornal da Catedral, editado pela paróquia há quatro anos.

Como foi nomeado pelo Vaticano há um mês, Dom Jacinto já é o novo bispo, faltando somente a tomada de posse. Enquanto isso, o bispo anterior, Dom Jayme Chemello, administra a diocese transitoriamente e já manifestou seu desejo de seguir radicado em Pelotas, participando na Igreja em outras funções.

Dom Jacinto é gaúcho de Alto Feliz (veja o post sobre os bispos anteriores de Pelotas).

Na quarta 1 de julho, a notícia tomou de surpresa as duas dioceses e - segundo os dois bispos - também eles ficaram sabendo da mudança aquele dia. Em Pelotas, Dom Jayme anunciou a nomeação de Dom Jacinto e, em Tubarão, Dom Jacinto anunciou a sua saída de lá; a diocese catarinense passará por um período de transição à espera de um novo bispo. No vídeo abaixo, a reportagem da Unisul TV transmitindo a surpresa dos tubaronenses naquele dia.


Nenhum comentário: