sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ciência Bacana, o blog da profe de Biologia

Muitos professores usam os instrumentos mais modernos para se comunicar com seus alunos, estendendo a sala de aula com mais conhecimentos ou com tarefas digitalizadas.

Longe de parecer o blogue da profe, Ciência Bacana é um lugar de brincar com os conhecimentos e de aprender a usar a internet como meio de informação, entendimento e diversão.

Alline Oliveira Bettin ensina Ciências Naturais, Biologia e Química em vários níveis do Fundamental, na Escola Mário Quintana, e há somente três semanas, quando as aulas do segundo semestre iam começar, ela abriu um blogue para, como costuma fazer, estabelecer relações transversais, de tudo com tudo: zoologia, literatura, música, brinquedos, botânica, avanços tecnológicos, história e muita coisa mais. Como o semestre iniciou com atraso de duas semanas, as crianças só tomaram conhecimento nesta segunda (17).

No primeiro dia (31 de julho), Alline postou algo engraçado:
Com este frio, durma abraçado com seu coração... de pelúcia.

Além dos posts, há dois joguinhos para brincar com bichos e um mural de recados, que os alunos usam dia e noite para dar ideias e dizer que estão adorando o blogue.

A sora Alline faz que a leitura seja muito mais interessante, parte da vida real e não uma simples tarefa de colégio. Aliás, ela pertence ao quarteto criativo do Projeto de Leitura, grupo de mestras que estimulam a imaginação e a inteligência, relacionando a escrita e os livros com todas as áreas humanistas, científicas e artísticas.

A data do dia aparece em inglês, mas de uma forma original: os números são apresentados por pessoas com expressões emocionais (esq.).

Outra coisa que o Ciência Bacana consegue é mostrar às crianças ( e a seus pais) que a internet pode ser usada de boa forma, com a condução de um adulto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa da professora! Um blogue muito criativo!Parabéns!

Unknown disse...

Chico! Parabéns pela sensibilidade em detectar junto as escola Mário Quintana iniciativas como da Sora Alline com seu Blog Ciência Bacana contemplando uma riqueza de detalhes que vai da brincadeira com ratinho e um rã virtual até a um filme com a prevenção da contaminação da Gripe Suína A H1 N1. Todos nós estamos de parabéns.
Volnei Curitiba-PR

Unknown disse...

"Sora" você pode postar uma matéria sobre "esquistossoma"(Esquistossomose)