sábado, 6 de junho de 2009

Um encontro com Guimarães Rosa

Na reunião cultural de junho, nesta quarta-feira (3), o jornalista Pablo Rodrigues trouxe para debate "A terceira margem do rio", conto de João Guimarães Rosa (leia o texto) que faz parte do livro de 1962 "Primeiras Estórias", onde o autor escreve sobre personagens encardidos, órfãos e sujos, mostrando a beleza e a inocência da loucura e da miséria humana.
Após ser apresentado pela psicóloga Camila Muswieck, o palestrante falou sobre a história e obra do escritor mineiro, nascido em 1908 e falecido em 1967, três dias após assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Rosa formou-se médico aos 22 anos e entrou, aos 26, para o serviço diplomático. Mas sua verdadeira vocação era a literatura e os idiomas (leia sua biografia). "Grande Sertão: Veredas" (1956) é a grande obra da literatura brasileira e pode ser colocada entre as grandes obras da literatura universal.
Num segundo momento, Pablo propôs que os presentes - ele e mais 8 pessoas - lêssemos as 5 páginas do conto, e daria dois parágrafos para cada um. Otimista, ele trazia 20 cópias, mas mostrou preferência por um grupo menor, que favorecia o diálogo e o encontro pessoal. Assim, a discussão foi facilitada, tanto nas informações intelectuais quanto nas emoções que iam por trás da leitura.
No grupo, homens e mulheres acharam o texto inquietante e até angustiante, identificando-se com os filhos ou com a esposa do homem que abandonou sua família. A interpretação do sentido ficou aberta, em várias linhas possíveis: esquizofrenia, morte, memória e separação.
Não somente os leitores sofrem um choque ao aprofundar-se neste conto; o próprio autor ficou impressionado ao escrevê-lo, sentindo, de uma vez, que toda a ideia do texto já estava pronta em sua mente. Sentimental, Pablo confessou que, mesmo não podendo chegar aos pés de Guimarães Rosa, este era seu próprio modelo literário, que o havia tocado em todo sentido.
A palestra agradou muito aos presentes, tanto pela riqueza do assunto como pela possibilidade de participar ativamente. Também posso comentar que, sendo esta a terceira reunião organizada pela nova diretora cultural da Sociedade, a jornalista Inês Portugal, todos os convidados compartilham uma viva e profunda paixão pelo tema estudado, sempre na área da literatura (os anteriores foram José Volcato e Maristela Machado).
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: