terça-feira, 23 de junho de 2009

Sonora Brasil: Violão do Sul e do Nordeste

No dia dos namorados (12 de junho), o Salão Milton de Lemos abriu suas portas por primeira vez este ano, para receber dois violonistas de alta qualidade: o gaúcho Daniel Wolff e o maranhense João Pedro Borges. Eles vinham pelo projeto do SESC "Sonora Brasil", este ano organizado em 4 etapas, totalizando 331 recitais ao longo de vários Estados.
Na primeira etapa, "Violão do Sul e do Nordeste", os músicos tocam juntos por primeira vez, com perfeita harmonia e bom humor (veja a nota sobre as apresentações no Paraná). O programa - que é comentado em voz alta, na falta de uma folha impressa - cobre autores do Sul, abordados pelo gaúcho, e do Nordeste, interpretados por João Pedro.
O início foi dado pelo duo, tocando "Sons perdidos", de Bruno Kiefer.
Daniel tocou em solo cinco obras: Innominata, de seu pai Henry Wolff; Poemeto, de seu chefe na UFRGS Fernando Mattos; Ritmata, do catarinense Edino Krieger; Sonhando de alegria, de Jaime Zenamon (boliviano, residente em Curitiba); e, dele mesmo, a Suite Scordatura. Cada parte (Ciranda - Ostinato - Noturno - Moda de viola) é tocada em diferente afinação do instrumento, que o intérprete deve adaptar com rapidez.
A seguir, João Pedro Borges trouxe mais seis obras: do pernambucano Marlos Nobre, Homenagem a Villa-Lobos e o Ciclo Nordestino (Samba matuto - Cantiga - É Lamp - Gavião - Martelo); do paraibano José de Lima Siqueira, Cinco Invenções para Violão (Vagaroso - Andante - Moderato - Allegretto - Andante); Cantiga, do baiano Nicanor Teixeira; Pequeno Estudo para Violão, do baiano Lindemberg Cardoso; e a valsa Maria Luísa, que João Pedro compôs em homenagem a uma criança falecida.
Para o final, eles programaram tocar juntos a valsa Ernesto Nazareth, da Suite Retratos do gaúcho Radamés Gnatalli (veja no vídeo, com violonistas italianos). Ante os aplausos entusiasmados, Wolff e Borges acrescentaram, para maior alegria do público, o famoso Odeon de Nazareth, sempre em dois violões.
Fotos da web (2-3) e F. A. Vidal (1).

POST DATA
Veja aqui uma gravação de "Odeon", com os violonistas Wolff e Borges, no recital desta turnê nacional realizado em Caruaru, em 2009. O vídeo foi subido à internet em 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assisti.
Foi uma grande noite.
Não conhecia o trabalho do Wolff, que me impressionou muito.
Adquiri três discos dele, que recomendo:
Concerto à Brasileira;
The Right Seasons;
Coisas da Vida.

Anônimo disse...

Pode ser "bairrismo", mas a versão Wolf-Borges me parece melhor que a da dupla italiana.
Os italianos do vídeo estão sentados em cadeiras similares às usadas no Conservatório e que causaram polêmica.