sábado, 6 de junho de 2009

Restaurante noturno expõe quadros

Há cerca de três anos, o pub João 100 Gilberto passou a receber exposições de quadros em seu recinto. Mesmo sendo um bar e restaurante com shows musicais, a casa inclui as artes plásticas em suas paredes, como uma forma de valorizar o espaço estética e socialmente.

A cada quatro ou cinco semanas, um grupo novo de obras é inaugurado, com os artistas presentes como se acostuma em vernissages, mais ou menos das 19h às 21h, quando começa a música ao vivo.

Nestes dias em que o MAPP comemora 9 anos de existência, seus integrantes expõem quadros, que podem ser vistos a partir das 15h, mesmo que o atendimento de bar só comece às 19h.

Muitos artistas preferem exibir seu trabalho em lugares pouco usuais, longe das galerias e museus. No entanto, as casas noturnas não são espaços culturais e sim lugares de diversão, onde se bebe, se fuma, se dança e se ouve música em alto volume. Além de deteriorar o estado das obras, o ambiente cheio de pessoas e ruído as deixa em último plano na percepção, geralmente mal iluminados ou mesmo na penumbra.

Uma das peças que nesta ocasião, antes das 18h, encontrei com bom destaque visual foi o mosaico de Raquel Grinberg, próximo da entrada aos banheiros, onde muitas pessoas ficam de pé e podem até ler o preço de venda.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: