segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aula Magna sobre Pesquisa em Arte

O Instituto de Artes e Design quis recuperar uma tradição universitária positiva e organizou a sua primeira Aula Magna em muito tempo (o próprio diretor, Lauer dos Santos, não tem registro de alguma, nesta unidade da UFPel).

Como em Pelotas é comum realizarem-se conferências no início do ano acadêmico, é interessante diferenciá-las nestes dois tipos: uma Aula Inaugural abre o ano letivo de um curso universitário, e uma Aula Magna abre, mais solenemente, o ano de uma faculdade ou instituto que contém vários cursos.

Para esta Aula Magna, proferida em 23 de abril no IAD, a Dra. Icleia Borsa Cattani, que é orientadora dos dois doutorados do Instituto de Artes da UFRGS, trouxe o tema “Pesquisa em Arte: caminhos metodológicos”.

Como escapando do título, a professora expôs muito menos sobre a metodologia do que sobre um conceito que ela tem investigado com entusiasmo: as mestiçagens artísticas. Trata-se de cruzamentos ou mesclas formais nas obras, em qualquer gênero ou tipo de expressão (cinema, literatura, pintura, música), onde o autor faz citações explícitas ou coloca em contraposição elementos de épocas ou pensamentos diferentes.

Observa-se mestiçagem na pintura "A negra" (1923), de Tarsila do Amaral, onde se misturam e se contradizem os traços cubistas do fundo e o aspecto primitivo nas formas do corpo. Um exemplo mais próximo a nós é o livro "Satolep", em que Vitor Ramil faz conviver personagens e frases de contextos e momentos históricos diversos, sem buscar uma solução ou uma síntese.

O hibridismo é um fenômeno diferente, que também aparece na pesquisa em arte. A hibridação busca a fusão dos elementos antigos num conjunto novo, diferente dos originais. A diferença entre mestiço e híbrido ocorre também na biologia; o primeiro é proliferante, com seus detalhes diferenciados, enquanto o último é estéril, sem a contradição que gera a criação.

Neste tema, a professora Icleia organizou um livro de referência, com impressão de luxo: "Mestiçagens na Arte Contemporânea" (Porto Alegre: EDUFRGS, 2007). Vários autores, inclusive ela mesma, definem os conceitos e os exemplificam ricamente nos relatos de pesquisa em várias áreas, especialmente nas artes plásticas.

Logo após a conferência, que lotou com alunos e professores o auditório do IAD, o livro foi vendido e houve sessão de autógrafos no saguão de entrada. Outra Aula Magna, somente no ano que vem.
Imagens da web (1 e 3), fotos de F. A. Vidal (2 e 4).

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