segunda-feira, 18 de maio de 2009

Feira rotativa de ovinos


A 21ª FENOVINOS (Feira Nacional rotativa de Ovinos) foi realizada em Pelotas de quinta-feira (15) até sábado (17). A atividade é rotativa, realizando-se em uma cidade do Sul do país a cada ano. A 20ª foi em Cachoeira do Sul e 19ª, em Jaguarão. Dizem que ela nunca foi realizada em Pelotas antes.
Não se deve confundir com a FEOVELHA - Feira Estadual da Ovelha - que se realiza há 25 anos em Pinheiro Machado. Não existe nenhuma "Fenovelha".
Além dos desfiles e premiações de ovinos, houve vendas de animais e produtos feitos com lã, encontros políticos e a escolha da cidade que sediará em 2010 a 22ª FENOVINOS. Ponta Grossa veio com prefeito e secretários, e conseguiu a oportunidade, sob o argumento de que, mesmo não sendo grandes produtores, os ponta-grossenses são grandes compradores. Uruguaiana e Santiago são candidatas para 2011.
Este domingo, o parque da Associação Rural já estava vazio (acima), com uma dúzia de visitantes curiosos, que somente puderam ver artesanato, no único local aberto (esq.). Os pavilhões estavam sem comerciantes nem nada para ver ou visitar. Na praça de alimentação, que funcionou com três locais, o único bar aberto só estava vendendo bebidas e pastéis.
Rejane Botelho conseguiu fotos de duas lojas e algumas ovelhas premiadas, e pôs no blog Agência da Arte (post de 18 de maio).
Esta terça (19) começa outro evento no parque Ildefonso Simões Lopes, desta vez com equinos.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: