segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quem conhece valoriza

Célia Silva Jachemet, uma das diretoras da Casa dos Açores em nosso Estado, acaba de estar por quarta vez em nossa cidade. Ela escreveu um testemunho desta visita, e o Instituto Histórico e Geográfico o transcreve em sua coluna no Diário da Manhã de sábado (4), sob o título (Re)Conhecendo o Sul do Rio Grande do Sul.
Sempre me parece estar aqui pela primeira vez. Tudo aqui me encanta: sua gente, seus doces, suas águas, seu jeito português que me atrai pelas origens, sem contar a arquitetura. Ah, a arquitetura de Pelotas! Hoje bem mais cuidada de como a vi pela primeira vez.

Neste ponto, a autora remete o leitor a uma foto que mostra um azulejo num edifício na Barão de Santa Tecla. Nós que moramos aqui não reparamos que entre a Bento Gonçalves e a Dr. Amarante há casas adornadas com azulejos, inclusive com versos escritos (dir.) e figuras sacras (esq.).

Os aventais das janelas são algo que, ao mesmo tempo que me atraem, me inquietam. Atraem pela sua beleza - em pensar nas mãos que as fizeram e nas mentes que as pensaram - e me inquietam pelo medo de perdê-las.

A pesquisadora em história gaúcha percorreu várias cidades da Zona Sul, buscando valorizar o patrimônio material e imaterial da região. Em Pelotas, informou-se dos empreendimentos da UFPel, dos projetos simonianos e do abandono de prédios como a estação ferroviária. Mas foi no setor saladeril que ela focou sua atenção de historiadora.

No Passo dos Negros, a imponência da estrutura do Engenho Coronel Pedro Osório. Tenho certeza, o cotidiano ali tinha vida própria. O Areal, ponto de referência de um ciclo econômico importante, conserva ainda casas em quadra, no entorno das sedes das antigas charqueadas, moradias com características do primeiro momento do povoamento.

Em outra foto, vê-se a Rua das Traíras, hoje denominada Comendador Rafael Mazza, em homenagem ao empresário italiano (não "Rafael Dias Mazza", que era seu filho). A professora finaliza o artigo assim:

Sei que ainda não vi tudo, que preciso e quero voltar e ver a cidade ainda mais bela e mais valorizada. Que os sentimentos de pertença e de identidade se apoderem dos pelotenses e daqueles que adotaram Pelotas para viver.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: