quinta-feira, 19 de março de 2009

Galeria Nóris Mazza

Galeria de lojas já foi magazine e residência familiar
Uma casa antiga localizada em pleno centro de Pelotas precisa se reinventar para escapar da demolição. A Galeria Nóris Mazza soube adaptar-se ao jogo da modernidade e prolongar-se no tempo, na selva comercial de uma cidade onde só existem pequenas e médias galerias.

Ao redor de 1950, Rafael Dias Mazza comprou a antiga charqueada São João, e a usou de residência com sua esposa Nóris Moreira Mazza (filha do charqueador Carlos Moreira). Mazza faleceu em 1970 e dona Nóris, em novembro de 2001 (veja a notícia). A propriedade rural virou pousada e foi ganhando fama internacional, especialmente após ambientar uma série de televisão.

Critérios parecidos orientaram a família na conservação e utilização deste casarão no centro da cidade, que já foi um dos magazines Mazza, entre os anos 60 e 80.
Funciona como ponto turístico, de compras e negócios; o aspecto cultural fica por conta da arquitetura do prédio, já que não há ali um espaço de encontro nem atividades artísticas. O endereço tem entrada pela General Neto 1006, na esquina com a Andrade Neves, lugar de alta circulação de público.

Não é banal esse ponto da arquitetura, pois se obteve a inclusão no programa federal Monumenta, e seguiram-se certas normas para a revitalização do espaço, que já funcionava como centro comercial. Vê-se, pelo menos, que se respeitou a visibilidade da fachada, sem tapá-la com anúncios.
A eclética construção, que tem nome próprio e logotipo, mantém a aparência externa original (de um casarão), e por dentro ficou quase toda refeita, com 4 lojas em cada pavimento (como uma galeria de lojinhas). Dito de forma inversa: o minishopping por fora não parece o que é, e somente conserva da antiga casa a madeira das escadas, desgastada mas firme (esq.).

No térreo, um painel de fotos compara o aspecto atual com o anterior à reforma de 2008, que restaurou as fachadas. Pela entrada da General Neto (visível na foto maior, à direita), a porta não tem bom aspecto externo, mas dá uma bonita vista desde dentro (abaixo).

Entrada pela rua General Neto, vista desde dentro
POST DATA: 
Veja o aspecto descuidado que o prédio tinha antes da reforma neste post.
Fotos: F. A. Vidal

Nenhum comentário: