segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Casa de Verão Municipal

Sem cerimônia alguma de inauguração, há uma semana começou a funcionar a Casa de Verão da prefeitura no Laranjal. O espaço é compartilhado por pelo menos três secretarias (Turismo, Cultura e Saúde) para atender turistas e se aproximar dos numerosos veranistas no nosso balneário.

Ao contrário do que o nome sugere, esta não é, portanto, uma casa de veraneio ou diversão, mas de trabalho e de atendimento. Se o Laranjal ainda fosse um distrito, aqui teríamos uma subprefeitura; hoje, há pelo menos um espaço aberto, num bairro que é bem distante do Centro e somente lembrado pelas autoridades no verão. Mas o prefeito Fetter está tentando mudar isto. Qualquer pessoa pode anotar num caderno de ocorrências queixas ou sugestões sobre os serviços municipais.

Neste domingo de tarde, havia uma atividade da Secretária de Saúde destinada às crianças, com aplicação de flúor e explicações sobre cobras peçonhentas.
Para adultos, informações sobre pontos turísticos de toda a zona, e uma exposição de uma dúzia de quadros do acervo da Secretaria de Cultura (esq.).
Às 17h o trânsito na avenida da praia ficou bloqueado pelo excesso de carros, e seguiam chegando mais, às centenas. No entanto, a Casa de Verão só estava com um público de uma dúzia de pessoas.

No piso superior, há um salão de reuniões, com espaço para umas 50 pessoas, e uma cozinha, que permite a realização de coquetéis e exposição de vídeos (dir.).

A Casa é facilmente localizável na avenida da praia, entre o restaurante Santo Antônio e a sorveteria Zum-Zum. Atende todos os dias da semana, até o fim do carnaval, das 9h às 19h. São em total 70 horas por semana, mas há reclamações pelo fechamento à noite, quando há grande afluxo de turistas.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: